Política

Julgamento de liberdade a Silval fica para a próxima semana

Foto: Ahmad Jarrah / Circuito MT

O julgamento do pedido de habeas corpus do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), deve ficar para a próxima quarta-feira (28). A expectativa era de que a decisão fosse nesta quarta-feira (21), porém o desembargador Pedro Sakamoto, 1ª vogal da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, pediu a retirada do processo da pauta para análise.

O ex-governador está preso desde o dia 17 de setembro. No primeiro momento, o político ficou detido no 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, mas no dia 5 deste mês, foi transferido para o Centro de Custódia da Capital. Na operação Sodoma, da Delegacia de Combate à Corrupção, ele é acusado de liderar um suposto esquema criminoso de cobrança de propina, em troca de obtenção de incentivos fiscais do Estado, por meio do Prodeic.

Durante a sustentação oral, a defesa de Silval – formada pelos advogados Ulisses Rabaneda, Valber de Melo e Francisco Faiad – buscou evidenciar a falta de elementos concretos que comprovassem a ligação do peemedebista com os crimes denunciados. Além disso, alegaram que a prisão preventiva ocorreu apenas por ele ser ex-governador.

“Não há um WhatsApp, uma interceptação telefônica, imagem, contra ele. O que há é um decreto assinado pelo ex-governador. Só por ter sido ex-governador, se concluiu que os secretários teriam feito esquemas a mando dele”, afirmou Valber de Melo.

A primeira tentativa de libertar Silval foi protocolada no TJMT, no dia 16 de setembro, antes mesmo dele se entregar a Delegacia Fazendária. Em decisão monocrática, o pedido de HC foi indeferido pelo desembargador da Segunda Câmara Criminal, Alberto Ferreira de Souza. Para ‘adiantar o processo’ os advogados entraram com o pedido no Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes do julgamento do mérito do HC. 

Silval amargou outras derrotas, pois o STJ e o Supremo Tribunal Federal (STF), também negaram pedido de liberdade. 

Defesa de Silval pede afastamento de juíza e anulação de operações

Defesa de Silval cobra que MP devolva habeas corpus ao TJ

Defesa de Silval diz que irá as últimas instâncias para libertá-lo

Silval pede questionamentos por escrito e fica em silêncio

Juíza determina transferência de Silval para Centro de Custódia

Juíza acata denúncia do MPE sobre Silval e ex-secretários

Ministro nega terceiro pedido de soltura e Silval ficará preso

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões