Jurídico

Juíza ouvirá advogado acusado de ter mentido em ação da Sodoma

Foto: Ahmad Jarrah

A juíza Selma Arruda, da Vara Contra o Crime Organizado, marcou audiência para ouvir a retratação do ex-diretor jurídico do antigo grupo City Lar (agora Ricardo Eletro), o advogado Florindo José Gonçalves, que foi acusado de ter cometido falso testemunho – mentir durante o depoimento – na ação penal da Operação Sodoma. A audiência será no dia 19 de abril às 16h30, no Fórum de Cuiabá (MT).

No depoimento dado no dia 1º de fevereiro de 2016, Florindo Gonçalves afirmou que tinha encontrado com o empresário João Batista Rosa (delator do esquema) e o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, para tratar sobre vendas de aparelhos de ar-condicionado para empresas do ex-secretário.

No entanto, as delações e investigações apontaram que a reunião seria para Nadaf tentar impedir João Rosa de denunciar a organização criminosa, que atuava na gestão de Silval Barbosa com fraudes à concessão de benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).

Selma Arruda fez uma observação em sua decisão ao dizer que determinou a audiência por se tratar de um direito da testemunha que tenta evitar a punição.  

“A retratação solicitada por Florindo José Gonçalves, pouco ou nada acrescentará no objeto central das provas produzidas nestes autos, eis que o ponto que pretende retratar já foi, inclusive, esclarecido pelo interrogatório do réu Pedro Jamil Nadaf”, salientou.

 

Valquiria Castil

About Author