A juíza Ana Cristina Mendes, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, iniciou nesta segunda-feira (6), as oitivas das testemunhas (de defesa e acusação) nos autos da Ação Penal oriunda da Operação Renegados (policiais acusados de pegarem drogas de traficantes e cobrarem para devolver o produto).
Ao todo serão interrogadas cerca de cem pessoas. O interrogatório se estende até o dia 10 de dezembro, no Fórum de Cuiabá.
De acordo com a denúncia ofertada pelo Ministério Público Estadual (MPE), os policiais são acusados da prática, em tese, dos crimes de Organização Criminosa, Tráfico de Drogas, Roubo, Concussão e Porte Ilegal de Arma de Fogo.
A denúncia se baseou na investigação realizada no Inquérito Policial 001/2021, o qual reuniu provas da existência de uma organização criminosa estruturada e com divisão de tarefas, composta por investigadores de da Polícia Judiciária Civil (PJC), policiais e ex-policiais civis e militares e terceiros não pertencentes aos quadros da referida instituição, voltada a prática dos crimes de Concussão, Roubo e Tráfico.
Os nomes das testemunhas não serão divulgados em razão do sigilo dos autos e de possíveis ameaças que teriam recebido.
Após a instrução, o processo caminha para as alegações finais e sentença.