Nacional

Juiz pede que segurado do INSS não se mate

 Ele ainda aconselhou: "a vida pode ser muito boa e não vale a pena ceifá-la, até porque nós não sabemos exatamente qual a penalidade de Deus para esse tipo de atitude."
 
Na ação, o segurado tentava a antecipação do pagamento da aposentadoria especial. Ele ganhou, mas o INSS recorreu e ele agora aguarda julgamento pelo TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).
 
O início de pagamento da aposentadoria, no entanto, foi mantido pelo juiz. A decisão foi publicada em novembro.
 
PEDIDO NEGADO

O segurado não conseguiu a aposentadoria especial com o pedido direto no posto do INSS. A solicitação foi feita em 2009, mas o órgão considerou que ele não conseguiu comprovar que tinha 25 anos de contribuição em atividades insalubres.
 
Na Justiça Federal, seus períodos de trabalho foram considerados prejudiciais à saúde. O juiz destacou, na decisão, que a comprovação da atividade insalubre deve ser feita pela apresentação de formulário emitido pela empresa, com base em laudo técnico, e que a legislação mudou em1997.
 
O segurado que foi à Justiça Federal tinha diversos intervalos de trabalho em fábrica de tecidos, calçados, forjaria, na indústria de automóveis, e ainda como trabalhador rural e vigia.
 
Para o juiz, os laudos que ele apresentou, mais a perícia judicial, foram suficientes para comprovar que havia o direito ao benefício especial, que corresponde a 100% da média salarial do segurado, sem o desconto do fator previdenciário.
 

Fonte: FOLHA.COM | AGORA

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus