Jurídico

Juiz manda PJC devolver cargo na Defaz ao delegado Lindomar Tofoli

O juiz Yale Sabo Mendes determinou o retorno do delegado Lindomar Tofoli ao seu cargo na Defaz (Delegacia Especializada de Crimes Fazendários) em caráter imediato. O magistrado acatou recurso do Sindicato dos Delegados de Mato Grosso, nesta sexta-feira (20), que alegava falta de fundamentação para a saída.

 O delegado foi transferido no início deste mês horas após a divulgação de uma denúncia de suposto uso político da Defaz na condução de investigação. A interferência foi apresentada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em desdobramento do caso de suposta compra de votos na Câmara de Cuiabá.

Na argumentação da decisão, o juiz Yale Sabo ressaltou que o delegado Lindomar Tofoli foi relotado para outras unidades da PJC (Polícia Judiciária Civil)  por três vezes, a última ocorrida no dia 12, nenhum ato teria sido "devidamente motivados" e nem apresentava  justificativa "concreta". 

A transferência de Lindomar Tofoli ocorreu conjuntamente com a do delegado Anderson Veiga, ambos são citados como servidores da PJC que teriam sido pressionados a direcionar a investigação sobre a compra de votos para cassar o vereador Abílio Junior (PSC) contra o prefeito Emanuel Pinheiro.

 A transferência foi divulgada no bojo de manifestação da Polícia Judiciária sobre o uso político da Defaz. Foi ressaltado na época que os fatos não teriam relação.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.