O grupo “Jovens Solidários”, com cerca de 200 jovens voluntários, pede ajuda para angariar alimentos para famílias carentes do Bairro Jardim Umuarama, em Cuiabá (MT) e para a Associação de Amigos das Crianças com Câncer (AACC).
As doações são de alimentos não perecíveis e os voluntários prometem buscar em casa todas as doações.
Com apenas um ano de projeto, os Jovens Solidários foi idealizado por cinco amigos. Ainda no início, com apenas 30 pessoas conseguiu arrecadar cerca de 3 toneladas de alimentos para as famílias que trabalham no Lixão de Várzea Grande.
“Nós fomos no Lixão de Várzea Grande e prometemos uma tonelada de comida. Quando sai de lá, falei com o pessoal: ‘Gente, não temos nem 10 quilos de comida, e agora?’. Em um mês de trabalho, conseguimos três toneladas. Foi uma correria, mas valeu a pena. Quando você quer uma coisa, acontece”, conta Ícaro Silva um dos fundares do projeto.
Após essa doação, a promessa do grupo para as famílias era de que na próxima visita, eles levariam o dobro de alimento. Dito e feito. Dois anos depois, os voluntários levaram seis toneladas de alimentos às famílias, itens de higiene e mais 5 mil peças de roupas. “É uma das ações que mais comove os voluntários”, afirma Ícaro.
Com ações a cada dois meses, e em datas comemorativas, como Dia das Crianças e Natal o grupo atua em asilos, casa de apoio a pessoas especiais, escolas etc. “Nós fazemos uma visita prévia e vemos o que a instituição mais precisa. Levamos alimento, roupas, fazemos atividades, levamos carinho, lanches”, diz Vinicius Casagrande, também fundador do grupo.
Devido ao grande número de voluntários interessados, a direção da ONG dividiu as equipes em seis cores, com no máximo 25 pessoas e um líder.
“Quando temos uma ação de grande proporção, como o dia das crianças, que foram 700 crianças, delegamos para cada equipe uma função: equipe azul do lanche, a verde dos brinquedos, e assim todo mundo trabalha. Na última ação foram 89 voluntários e todos trabalharam”, explica Ícaro.
Há ainda voluntários cadastrados que preferem não fazer o compromisso, e participam das ações de acordo com a disponibilidade que tem.
Apesar do nome “Jovens Solidários” o grupo aceita voluntários de todas as idade. “ De 18 à 80 anos, porque para gente 80 anos ainda é jovem”, brinca Vinicius.
Ícaro conta que muitos dos voluntários chegam até eles por meio das redes sociais. “Nós postamos uma foto nas redes sociais e chama atenção de muita gente. A gente descobriu que tem muitos voluntários que querem ajudar, mas não sabem como”, explica.
O amigo Vinicius, ainda endossa: “Nós não somos ligados a religião ou partido, o único elo é a amizade e o companheirismo. Então, qualquer pessoa que tenha interesse em ajudar a gente, não se acanhe e nos procure”, convida Vinicius.
Serviço
Você pode encontrar os jovens solidários no site, instagram e facebook. Para doação de alimentos para a Campanha Natal Solidário, ligue para o Icáro Silva no número 99603-6683.