O dia de entretenimento acontece para relaxar os jovens. Antes do jogo, eles recebem café da manhã, tem acesso a internet, imitam coreografias de dança feitas a partir da musica tema da Coca Cola – patrocinadora da proposta – para a Copa. Que apresenta como justificativa da ação, o incentivo a vida ativa, através da prática esportiva.
Participantes
Os 445 gandulas selecionados para atuar nas partidas da competição, participaram e venceram a Copa Coca-Cola 2013, realizada nas cidades-sede. Eles ainda passaram por um treinamento com aulas teóricas e práticas que os capacitaram a exercer a importante a função.
Taina Maxisuly Souza Bispo,15 teve a oportunidade de carregar a bandeira a partir da mãe, que atua como catadora na Arena Pantanal. A menina estuda na Escola Estadual Maria Leite Markoski, no bairro Marajoara, em Várzea Grande, Região Metropolitana de Cuiabá, com a mãe e mais cinco irmãos. Um dos meninos inclusive conseguiu a mesma oportunidade que Taina, também por indicação da mãe, ele atuou no confronto entre Chile e Austrália.
“Muita boa experiência, mudou tudo na minha vida. Hoje eu queria que não passasse nunca, ficará gravado na minha memória pra sempre”, conta Taina adora jogar futebol, agora ainda mais motivada, pela atuação na Copa.
O tímido Victor Gabril Pedroso Lima veio de uma realidade muito distante da de Taina. Filho de um dono de posto de gasolina em Botucatu, interior de São Paulo, o menino foi beneficiado por uma das várias campanhas realizadas pela marca com os revendedores, “é a primeira vez que viajo sozinho e nunca tinha ido para tão longe, está sendo muito legal, não sei qual bandeira irei carregar – a definição ocorre na hora – mas espero que seja do Brasil”.
Reciclagem
Outro legado que a marca pretende deixar no Brasil é areciclagem. Como patrocinadora a Coca- Cola ficou a frente do gerenciamento de resíduos sólidos nos estádios na Copa, responsável pela destinação até a indústria de transformação.
Para executar o serviço, houve um diálogo com as cooperativas locais, onde foram selecionados e treinados 840 catadores, nas 12 cidades-sede. Esses, por sua vez tinham o direito de indicar até dois jovens para carregar as bandeira.
No caso de Taina, a marca decidiu não beneficiar apenas um irão, por isso, foram concedidas três vagas, a jovens indicados por catadores.