Jonath da Silva Rosário, 23, morreu após levar um tiro disparado por policiais militares na madrugada desta quinta-feira (1), em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá). O jovem foi atingido na perna, no entanto, não resistiu ao ferimento e morreu. O motivo para o disparo foi a "baderna" no local, segundo registro realizado pelo próprios policiais.
De acordo com informações da Polícia Militar, Jonath e um grupo de amigos estavam na Praça Dom Wunibaldo, ponto turístico do município. Conforme o boletim de ocorrência, o grupo estava fazendo “baderna” no local, e os militares foram lá para dispersá-los.
Quando a viatura retornou, os militares viram o jovem subindo em uma motocicleta e saindo em alta velocidade, fazendo “algazarras”. Os policiais seguiram Jonath e deram ordem de parada, porém, ele não obedeceu.
Ainda de acordo com a PM, em dado momento o jovem teria lançado a motocicleta contra a viatura. Os militares então atiraram em Jonath, que foi atingido na perna.
Ele ainda fugiu por 100 metros, mas por conta do ferimento, acabou caindo da motocicleta. Os policiais encaminharam o jovem à unidade hospitalar mais próxima. No entanto, ele não resistiu e faleceu. Em consulta ao sistema, Jonath não tinha nenhuma passagem pela polícia.
Revoltados com o episódio, a família e amigos de Jonath organizaram uma carreata pela manhã, em frente ao campo de futebol no bairro São Sebastião, para pedir justiça contra a ação truculenta da PM.