Um jovem de 21 anos, identificado como Jhonatan de Souza, morreu depois de se envolver em um confronto a Polícia Militar do Rio Grande do Sul no último domingo (11). Ele tinha fugido para o sul do Brasil depois de tentar assassinar três pessoas, incluindo a ex-namorada, no município de Rondonópolis (210 km de Cuiabá-MT).
Tudo começou na manhã de sexta-feira (9), quando o rapaz foi até residência do atual companheiro da sua ex, no bairro Vila Olinda 2, e desferiu diversos disparos contra o casal, que estava no local. Ele também teria feito várias ameaças de morte contra as vítimas. A polícia realizou buscas para tentar encontrar o suspeito, mas não obteve êxito.
No dia seguinte, Jhonatan teria abordado um motorista de aplicativo e efetuou um disparo contra a cabeça do mesmo para roubar o carro, modelo Fiat Uno. A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada às pressas para o Hospital Regional de Rondonópolis. O quadro clínico do motorista é grave.
A polícia só descobriu a autoria do crime com o auxílio de câmeras de segurança, que registraram toda a ação. Os dados coletados foram repassados para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passou a fazer o monitoramento do suspeito.
Durante as diligências, foi apurado que o jovem estaria se deslocando para o sul do país. Jhonatan teria se envolvido em uma colisão no quilômetro 5 da BR–386, próximo à cidade de Iraí-RS. Equipes da PRF, PM e da Polícia Civil foram acionadas e conseguiram localizar o rapaz em uma área de vegetação.
Os agentes mandaram o rapaz se render, mas ele reagiu atirando, dando início ao tiroteio. Jhonatan foi atingido por um disparo durante a troca de tiros e foi socorrido e levado para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) no município de Frederico Westphalen-RS. No entanto, o jovem não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na manhã de segunda-feira (12).
Com o rapaz, foram encontrados um revólver calibre 38 e um telefone celular. Segundo a família dele, o corpo será enterrado em Constantino-RS, onde Jhonatan passou parte da infância.