Cidades

Jovem com 60% do corpo queimado precisa de ajuda para filha

Fotos Ahmad Jarrah 

A jovem Josiane Marcolino da Silva Rosa, grávida de oito meses, que teve 60% do corpo queimado depois de salvar dois, dos três filhos, em um incêndio recebeu o Circuito Mato Grosso na casa onde mora com a mãe no bairro Planalto em Cuiabá. Com a ajuda da irmã ela se acomodou na sala do novo lar que em breve receberá uma nova moradora, a pequena Emanuelli.

A bebê foi diagnosticada com hidrocefalia, situação que há um desequilíbrio entre a produção, circulação ou absorção do líquido cefalorraquiano (LCR ou líquor) que acumula nas cavidades cranianas e aumenta o tamanho fazendo pressão. O parto de Josiane está marcado para o dia 12 de dezembro e ela pede ajuda da população mais uma vez.

Segundo ela a descoberta só aconteceu no último dia 03 de novembro, quando ela foi realizar uma consulta mensal com a doutora que cuida do pré-natal de Josiane. “Ela não soube me explicar ainda o porquê a bebê está com hidrocefalia. Vou pegar os exames e mostrar para ela, para entender”, desabafou.

Com a nova condição, Josiane ainda não conseguiu montar o enxoval e precisa de ajuda. “Preciso de roupinhas, fraudas, mamadeira, chupeta, também de alimentos, leite, suco e dinheiro”. A família vive com doações e com o salário da mãe da Josiane que teve que sair do emprego para cuidar da filha.

Assim que ganhar a Emanuelli ela irá direto para uma cirurgia para colocar uma válvula provisória e de seis em seis meses precisará passar por uma cirurgia para retirar o líquido que irá se acumular. A cada cirurgia, Josiane explica que a bebê sofrerá riscos. “Eu precisaria comprar uma válvula permanente, mas ela custa R$ 4 mil e eu não tenho esse dinheiro”, disse.

Agora todos esperam a chegada da pequena para iniciar uma nova rotina. “Foi um milagre, um milagre ela ter passado por tudo aquilo, agora esperamos pela chegada da Emanuelli e com essa notícia buscamos forças para encarar essa nova etapa”, disse dona Margarida, mãe de Josiane.

O Caso

Emocionada, a jovem contou que o fogo começou de manhã do dia 28 de junho, quando ela dormia com os dois filhos em uma quitinete. Ela acordou sentindo o cheiro de fumaça e a logo viu a casa de três peças em chamas. Desesperada, ela correu atrás dos filhos. Pegou a menina de um ano e três meses de idade no colo e garoto de seis anos puxou pelos braços.

Quando abriu a porta para tentar sair, foi atingida em cheio pelas labaredas e teve o tórax, braços e rosto queimados. Graças à ajuda de um vizinho, ela e os filhos, a menina de 1 ano e 3 meses e o menino de 6 anos, foram resgatados. “Meu menino teve parte da orelha queimada e a minha neném o braço direito”, contou. A menina ficou 22 dias internadas e o menino uma semana.

Dona Margarida contou que durante os dias que Josiane ficou internada eles receberam visitas de pessoas que nunca viram na vida. “Era difícil pra mim lidar com aquilo. Eu ia no hospital e via a menina dela, aí voltava ela me perguntava e eu tinha que dizer que ela estava bem, mas ela não estava. Isso doía muito. Depois que o pessoal ficou sabendo, ai tinha dias que eu estava dormindo e acordava com gente lá, eles falavam que só estavam ali para orar pela minha filha e eu voltava a dormir”. Segundo ela foi graças às orações que Josiane se recuperou.

“Nunca vou esquecer o que as pessoas fizeram pela minha filha. Até hoje tem gente que vem visitar, tem gente que leva ela para fazer exames, tem quem ajude todo mês com alguma coisa… Eu fico até com vergonha de pedir, mas nós precisamos de ajuda sempre”, desabafou.

Doações

Para quem quiser ajudar a Josiane através de doações pode ligar para ela no número (65) 9 9211-9921 para pedir o endereço da casa onde ela mora. Ou podem levar até a Clínica da Mulher, localizada na Rua G, número 10, bairro Miguel Sutil, Cuiabá-MT. Para ajudas financeiras, as doações podem ser feitas para a conta pessoal de Josiane.

Banco do Bradesco

Agência Bancária 1966

Conta Corrente 505343-9

Josiane Marcolina d Silva Rosa 

Catia Alves

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.