Quatro integrantes de uma facção criminosa foram presos nesta terça-feira (11), por envolvimento no assassinato e ocultação de cadáver de Luana Buineis Gonçalves da Silva. A jovem foi encontrada morta em uma região de mata no município de Sorriso (420 km de Cuiabá) depois de ter sido atraída para uma emboscada armada por uma amiga. O crime teria sido motivado por disputas relacionadas ao controle do tráfico de drogas no Norte do estado.
O corpo de Luana foi localizado em 3 de março, às margens MT-560, aos fundos do bairro Carolina. Segundo a Polícia Civil, ela estava desaparecida desde 27 de fevereiro, quando não foi buscar a filha na escola como fazia rotineiramente. Assim que foi acionada sobre o desaparecimento da jovem, a equipe da Delegacia de Sorriso iniciou as investigações e conseguiu identificar dois possíveis envolvidos no crime.
A morte da jovem teria sido decretada por uma facção criminosa em razão da disputa pelo comércio de drogas na região.
As investigações apontaram que Luana estaria comercializando entorpecentes, mesmo sem pertencer a nenhum grupo. Segundo o delegado Bruno França, uma adolescente de 16 anos, que seria amiga da vítima e tinha dívidas com facções, teria atraído Luana para quitar suas despesas com o bando. O responsável pelas apurações disse que a jovem foi morta por estrangulamento.
Três investigados, entre eles a adolescente que atraiu a vítima para a emboscada, estavam com mandados de prisão e de internação decretados pela Justiça. O quarto envolvido foi localizado em uma residência com outros comparsas. No local foram encontradas diversas porções de entorpecentes. Outras seis pessoas foram detidas na ação, cinco delas por tráfico de drogas e por integrar organização criminosa e uma por favorecimento pessoal, totalizando dez conduzidos.
As prisões dos maiores e as apreensões dos menores de idade foram realizadas em três endereços distintos, nos bairros Vida Nova 1 e Jaime Seiti Fujii, em Lucas do Rio Verde.