O incidente ocorreu em uma fazenda do distrito de Espigão do Leste quando os irmãos faziam uma caçada à animais silvestres.
Conforme informações extraoficiais repassadas ao site O Repórter do Araguaia, Kalixto e o irmão estavam em uma fazenda chamada “Matão” no interior de São Félix do Araguaia. Os dois estariam caçando quando o irmão disparou um tiro contra um animal. Informações dão conta de que, neste momento, o jornalista que estava próximo ao animal possa ter sido atingido pelo disparo. Kalixto não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.
A Polícia Civil de Alto Boa Vista se deslocou para a fazenda onde aconteceu o fato e a área foi isolada para perícia.
Além de jornalista, Kalixto Guimarães era compositor, cantor, músico e escritor. Uma das suas últimas obras foi o livro “Desordem e Retrocesso” – Na Guerra do Indigenato, lançado no ano passado. Kalixto era contra as demarcações indígenas e foi um grande defensor das famílias da Gleba Suiá Missú, hoje reserva Maraiwatsede, que foram retiradas da área em 2012.
Kalixto tinha um estilo próprio tanto de se vestir como o de falar, cumprimentava os amigos sempre com seu “Shalon”, que significa ‘paz’. Alegre, receptivo e muito patriota qualidades que o diferenciavam dos demais.
As informações são do site O Repórter do Araguaia.