Foto: Sema/MT
Uma equipe do site O Livre denunciou ter sido ameaçada nesta terça-feira (21) por policiais civis e fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) quando produzia reportagem investigativa no entorno do Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (540 km de Cuiabá).
O jornalista Bruno Abbud disse que os policiais estavam armados com metralhadora e que as ameaças seriam porque tratava-se de reportagem sobre uma fazenda do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, alvo de ação por parte do Ministério Público de Mato Grosso por crimes ambientais.
Ainda segundo O Livre, ao deixar o Parque, Abbud foi seguido até o hotel onde estava hospedado e só depois de garantir que não tinha acessado a área que pertence ao ministro.
A Justiça de Mato Grosso determinou o bloqueio de R$ 108 milhões em bens do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e de outros cinco sócios dele, em duas fazendas localizadas no Parque Estadual Serra Ricardo Franco por degradação ambiental.
Por meio de nota, a Sema garantiu que não houve ameaça a jornalistas durante e que a abordagem foi feita porque o acesso à área do parque só é permitido mediante autorização da secretaria.
Confira a íntegra da nota da Sema:
“O Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso informa que, ao contrário do que supõe matéria publicada no site O Livre, não houve ameaça a jornalistas durante uma abordagem realizada por fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na região do Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, nesta terça-feira (21.03). A abordagem ocorreu na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade, distante cerca de 65 quilômetros da sede do município, conforme notificação da Sema.
A Sema informa que qualquer pessoa, para entrar na área do Parque Estadual, necessita de autorização do órgão ambiental. O pedido deve informar o motivo e os procedimentos a serem realizados dentro da área de conservação. Por não haver autorização, a equipe de reportagem foi notificada pelos fiscais. Se houver descumprimento da notificação, a equipe será multada caso retorne ao Parque Estadual sem permissão da Sema.
Dois policiais civis acompanharam os fiscais apenas para garantia da segurança dos servidores da Sema, que são responsáveis pelo monitoramento e proteção do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade.
A Polícia Civil também esclarece que os dois policiais civis estavam uniformizados e armados, por se tratar de trabalho ostensivo e a região apresentar perigos relacionados a conflitos agrários e ainda ser rota do narcotráfico.
O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Comunicação, reafirma que preza pela imprensa livre, independente e fiscalizadora das ações públicas, que contribui de forma inequívoca na construção da cidadania”.