O brasileiro Neymar, que trocou o Santos pelo Barça em 2013, foi considerado como o sexto melhor jogador do mundo.
Para o The Guardian, "não há nada no mundo que Messi não pareça saber", e que "ele não é como uma pavão que abre e fecha para aparecer, sua atitude e compromisso é que fazem isso". Cristiano Ronaldo, segundo colocado, foi citado pelo papel decisivo na classificação de Portugal à Copa do Mundo de 2014, mas o jornal lembrou que ele não conquistou títulos pelo Real Madrid.
Franck Ribéry, finalista da Bola de Ouro da Fifa e campeão da Liga dos Campeões, do Mundial de Clubes, do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha e da Supercopa da Uefa, foi o quarto colocado na lista do The Guardian.
Apesar de não chegar entre os três melhores, a ascensão do francês foi impressionante. O jogador do Bayern de Munique subiu 24 posições.
Além de Messi, C. Ronaldo, Ibrahimovic e Ribéry, o espanhol Iniesta também ficou à frente de Neymar, que por sua vez superou nomes como Gareth Bale, que foi envolvido em uma transação recorde no meio ano entre Tottenham e Real Madrid, e Xavi, companheiro de Barcelona que sempre figurava no topo do ranking e em 2013 perdeu cinco posições, ficando em oitavo lugar.
O crescimento de Neymar na lista do The Guardian foi de sete posições. O jornal destacou a participação do brasileiro na conquista da Copa das Confederações em junho deste ano, bem como a polêmica transação que o levou do Peixe ao Barça.
A publicação citou os problemas judiciais que envolvem o negócio, questionado por sócios do clube espanhol que acusam o presidente Sandro Rosell de desviar dinheiro na transferência.
Confira a lista dos 10 melhores do mundo em 2013 do The Guardian
1 – Lionel Messi (Barcelona)
2 – Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
3 – Zlatan Ibrahimovic (PSG)
4 – Franck Ribéry (Bayern de Munique)
5 – Andrés Iniesta (Barcelona)
6 – Neymar (Barcelona)
7 – Gareth Bale (Real Madrid)
8 – Xavi (Barcelona)
9 – Luis Suárez (Liverpool)
10 – Sergio Aguero (Manchester City)
Fonte: UOL