Ao aplicar testes de sociabilidade após as pessoas jogarem games violentos e não-violentos, a pesquisa não conseguiu indicar nenhuma tendência específica de comportamentos antissociais nos grupos de voluntários.
Foram três testes diferentes, envolvendo 160 estudantes universitários, sendo 55% deles do sexo masculino, com idades entre 17 e 43 anos. Aos voluntários foi dada a missão de jogar aleatoriamente jogos antissociais (GTA IV), violentos (modo zumbi de Call of Duty: Black Ops), não-violentos (Portal 2) e “pro-social” (World of Zoo), por 20 minutos. Na fase seguinte, apenas dois jogos era apresentados, Portal 2 e GTA IV. No terceiro experimento, foi dado aos voluntários sessões de oito minutos com o jogo de estratégia Lemmings e sua versão violenta, Lamers.
Após cada etapa, era dado um teste com perguntas sobre o nível de interesse, frustração e tensão durante o jogo, mas o que a equipe realmente avaliava eram as reações dos voluntários ao meio-ambiente, como, por exemplo, ajudar – ou não – o fiscal que propositadamente derrubava uma caneta no chão. Em todos os testes, as pessoas se comportaram de uma maneira relativamente igual.
"Enquanto o estudo não oferece evidências definitivas sobre os games violentos não afetarem o comportamento social, tudo indica que preocupações anteriores sobre o impacto negativo desses produtos sobre os jogadores sejam desproporcionais ou equivocadas", concluiu o estudo.
A pesquisa foi conduzida em 2010 por Greitemeyer e Osswald e publicado no Journal of Experimental Social Psychology (Jornal de Psicologia Social Experimental, em tradução livre).
Fonte: Terra
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