Cidades

Jogos reúnem 1.600 índios de 18 países em Cuiabá

 
Todos os dias, a partir das 9 horas, haverá feiras de alimentos indígenas, exposição, vendas de artesanato, pinturas corporais e literatura. Também estão previstos ciclo de debates. (Clique AQUI e veja a programação). No período noturno, a partir das 19 horas, serão realizadas apresentações culturais indígenas e folclores regionais.
 
O evento é internacional e grandioso. Vão reunir-se em Cuiabá 1.600 índios de 48 etnias brasileiras. Além de representantes das nações indígenas de 18 países, como México, Costa Rica, Paraguai, Peru, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Panamá e Guiana Francesa.
 
A abertura tradicional indígena será feita no dia 08 de novembro, às 17h30. Eles vão acender o Fogo Ancestral Indígena e promovida pelos líderes espirituais das etnias presentes. A abertura oficial do evento será no sábado (09), às 16h30, com a presença de autoridades. 
 
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Ananias Filho, disse que o evento será uma grande oportunidade para se conhecer outras culturas. “É um evento internacional
 
Jogos Indígenas
 
Os Jogos dos Povos Indígenas foram realizados pela primeira vez em 1996, com apoio do ministro do Esporte, Pelé, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte lema: “O importante não é competir, sim celebrar”.
 
Nos jogos nativos de integração serão disputadas as modalidades de arco e flecha, futebol, arremesso de lança, cabo de força, corrida, natação, canoagem e corrida de tora. Além disso, serão apresentados os jogos tradicionais de demonstração.
 
Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.