Esportes

Jogos Escolares prosseguem pelo Estado com início da fase na região Oeste

Na próxima sexta-feira (07) terá início a fase de Jogos na região Oeste, que será realizada em Cáceres e contará com a participação de 35 escolas dos municípios de Araputanga, Curvelândia, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Poconé, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande. 

Com equipes masculinas e femininas em todas as modalidades, nas categorias A e B, Cáceres é a cidade com maior pluralidade de escolas classificadas para a competição. O município será representado por uma escola particular, 09 escolas estaduais e uma federal, sendo a última o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Cáceres).

Para a realização dos Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel) conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e do município-sede.

“Vamos iniciar a quinta fase regional. Até a primeira quinzena de julho, os Jogos prosseguem em outras cinco regiões esportivas. Temos muito a agradecer aos municípios que se dispõem a sediar a competição, pela parceria e pelo comprometimento com o esporte”, expõe o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.  

Na quarta-feira (05) a premiação das escolas campeãs marcou o encerramento dos Jogos Escolares da Juventude na região Sul/Sudeste. Foram sete dias de disputas entre mais de 600 estudantes da categoria A, com idade entre 15 e 17 anos, nas modalidades coletivas de basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

O evento reuniu em Poxoréu, município-sede dessa fase regional, mais de 800 participantes das delegações de 16 municípios, com 35 diferentes escolas públicas e particulares da região. As escolas campeãs avançam para a fase estadual que ocorrerá nos meses de julho, agosto e setembro.

O relatório completo da competição na região Sul/Sudeste, com a classificação final por modalidade, gênero e idade, pode ser acessado AQUI.

Competição e aprendizado 

Além de mostrar suas habilidades esportivas, os jovens atletas passam por experiências que possibilitam crescimento pessoal e integração durante os Jogos Escolares. O refeitório vira um centro de aproximação entre as equipes, oferecendo apresentações culturais e práticas de vivência do esporte por pessoas deficientes, como basquete em cadeiras de rodas e futebol de cegos. 

Técnicos e árbitros também são orientados a não valorizar somente os acertos e a levar aprendizado mesmo nos momentos em que as punições pelas regras do esporte sejam imprescindíveis.   

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos