Política

João Emanuel se diz convicto de sua inocência

 
“Estamos tratando de forma técnica o assunto, tudo está sendo conduzido com muita serenidade. Tenho convicção de minha inocência e neste momento estou focado na condução do mandato como vereador”, alegou o parlamentar. 
 
O social democrata ainda alegou que preferiu não se licenciar, para discutir ponto a ponto sua linha de defesa. Por fim, ele disse ainda que a “Câmara tem um trabalho administrativo muito grande e espera que ela não se apegue a uma única discussão durante todo o ano”. 
 
Comissão 
 
Durante a sessão desta terça, foi oficialmente instaurada a Comissão de Ética que irá apurar as supostas negociações para desvio de recursos do Legislativo por parte do vereador João Emanuel. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias. 
 
O processo de análise de documentações já foi iniciado e João Emanuel será notificado ainda esta semana. Ele terá o prazo máximo de cinco sessões para apresentar sua defesa. Em seguida, a Comissão inicia as oitivas para produzir o relatório final da Comissão. 
 
A Comissão é presidida pelo vereador Toninho de Souza (PSD), enquanto que Osesas Machado (PSC) e Ricardo Saad (PSDB), respondem pela vice-presidência e relatoria, respectivamente. 
 
Investigação 
 
O ex-presidente da Câmara João Emanuel (PSD) é alvo da Operação Aprendiz, desencadeada no ano passado pelo Grupo de Apoio Especial de Combate a Corrupção (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MPE), em decorrência de supostas negociações para desviar recursos do Legislativo.
 
Na última semana, a investigação do Greco foi desqualificada em decisão liminar proferida pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva. Em sua decisão, o magistrado pontuou que não houve no procedimento, participação da Polícia Civil, o que gerou um vício de composição.
 
Ainda assim, o presidente da Comissão de Ética da Câmara, vereador Toninho de Souza (PSD), afirmou que o vídeo em que João Emanuel aparece supostamente negociando vantagens em uma licitação da Casa é o principal objeto de investigação. 
 
 
 
 
 
 
 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões