Política

João Emanuel é notificado oficialmente sobre investigação na Câmara

 
O social democrata recebeu dos membros da Comissão, cópias de toda a documentação referente ao processo de investigação e diante disso terá o prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa. 
 
“Fizemos essa citação pessoal ao João Emanuel e entregamos a ele, cópia da representação feita pela ONG Moral, bem como dos documentos do Ministério Público e de toda a documentação usada na investigação”, pontuou o presidente da Comissão, vereador Toninho de Souza. 
 
O relator da Comissão, vereador Ricardo Saad (PSDB), lembrou que resta agora aguardar a defesa de João Emanuel, para que daí em diante a Comissão inicie as oitivas e produza o relatório final da investigação.
 
Ao final do processo investigatório, abre-se a possibilidade de que seja votada em plenário, pelos 25 vereadores que compõe a atual Legislatura, a cassação de João Emanuel.
 
O ex-presidente limitou-se a dizer que tudo está sendo tratado com serenidade e que sua defesa irá analisar juridicamente toda a documentação que lhe foi apresentada. “Ainda não tenho conhecimento do teor da documentação, mas vamos ver quais serão os pontos serão utilizados na defesa”. 
 
Por fim, o parlamentar ainda disse nem pensar na possibilidade de que seu mandato seja cassado. 
 
Investigação 
 
O ex-presidente da Câmara João Emanuel (PSD) é alvo da Operação Aprendiz, desencadeada no ano passado pelo Grupo de Apoio Especial de Combate a Corrupção (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MPE), em decorrência de supostas negociações para desviar recursos do Legislativo.
 
Na última semana, a investigação do Greco foi desqualificada em decisão liminar proferida pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva. Em sua decisão, o magistrado pontuou que não houve no procedimento, participação da Polícia Civil, o que gerou um vício de composição.
 
Ainda assim, o presidente da Comissão de Ética da Câmara, vereador Toninho de Souza (PSD), afirmou que o vídeo em que João Emanuel aparece supostamente negociando vantagens em uma licitação da Casa é o principal objeto de investigação da Comissão. 
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões