Após 15 anos de reclusão em regime fechado, o ex-comendador João Arcanjo Ribeiro, 66, foi liberado para cumprir o regime semiaberto, onde sempre viveu, no bairro Boa Esperança na capital. No trecho da decisão o juiz autorizou Arcanjo a passar os finais de semana na Fazenda São João, que é de sua propriedade.
A fazenda era conhecida por ser um dos pioneiros pontos de piscicultura de Mato Grosso, onde João Arcanjo desenvolveu uma marca de derivados de carne de peixe como hamburgues e quibes de tambaqui.
“Autorizo o penitente a permanecer de sexta-feira à Domingo na Fazenda São João, BR 163, km 14 Cuiabá/Jangada, Município de Várzea Grande/MT”, diz a parte do documento que libera o ex-policial civil a frequentar o lugar que por muito tempo foi seu local de refúgio e descanso.
Antigo Paraiso, hoje quase abandonada
A reportagem do Circuito Mato Grosso esteve nesta manhã na Fazenda São João, e notou que o local encontra-se “abandonado”, situação essa que deve mudar nos próximos dias.
A equipe constatou que ao decorrer dos 15 anos que Arcanjo esteve na prisão, uma de suas maiores propriedades, parece ter sido esquecida, mesmo após Arcanjo reaver o seu patrimônio em agosto de 2017. Logo na entrada, o portão com as letras JA está cheio de teia de aranha e pintura deteriorada pelo tempo. O pasto segue nem tão verde como era de costume no passado mais glorioso de Arcanjo, quando muitos políticos e empresários frequentavam o local.
A sede está cercada por mato e nem mesmos os empregados foram vistos na fazenda, que estava rodeada por lixo.
Medidas do regime semi-aberto
Ainda algumas medidas cautelares foram tomadas para que a prisão domiciliar, fosse imposta como a proibição de portar qualquer tipo de armas, ir a casas de prostituição e até mesmo o ex-bicheiro fica proibido de fazer uso de bebida alcoólica.
“ Não frequentar lugares inapropriados, como casa de prostituição, casa de jogos, bocas de fumo e locais similares;
Não portar armas, nem brancas (faca, canivete, estilete etc.) nem de fogo (revólver, espingarda, explosivos etc.);
Não ingerir bebida alcoólica ou fazer uso de qualquer espécie de substância entorpecente”, diz parte do documento.
João Arcanjo voltou na tarde desta segunda-feira para a sua mansão, onde foi recebido com palmas e carinho de parentes, amigos e funcionários que o aguardavam.
{relacionadas}