A ciência da saúde está em constante modificação, mas já sabemos, por exemplo, os benefícios da Dieta do Mediterrâneo e de uma dieta Low carb (baixo teor de carboidratos, principalmente refinados) na melhora da saúde, na perda de peso e na prevenção de doenças crônicas como diabetes e síndrome metabólica.
Antes de lerem este artigo, ressalto que o jejum intermitente ( JI) só pode ser realizado com a ajuda de um profissional capacitado, não brinque com sua saúde. Fazer jejum sem acompanhamento poderá levar a graves problemas de saúde. O JI é um jejum planejado e programado por um tempo determinado.
O mais comum e mais fácil é o de 12horas, cuja última refeição é feita às 20h = jantar, dorme-se 8h e não come o café da manhã e o lanche da manhã. Só volta a comer na hora do almoço. Os efeitos do jejum se baseiam na expressão e fatores como SIRT-1 e CPT-1 envolvidos com o aumento da capacidade antioxidante e a queima de gordura.
Estudos recentes têm associado maior expressão desses fatores com maior oxidação de gorduras, diminuição do colesterol LDL, redução dos níveis de insulina e modulação da inflamação. Este jejum funciona para todas as pessoas? NÃO. Qualquer um pode fazer? NÃO. Como saberei se posso fazer este jejum? Procure um profissional capacitado.
Digo isto pois, para indicar o jejum intermitente, é necessário conhecer os hábitos alimentares e estilo de vida da pessoa, o perfil genético e fazer exames laboratoriais.