Foto Andréa Lobo / Arquivo CMT
A deputada Janaína Riva (PSD) disse que não está se sentindo pressionada para votar a LDO 2016 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A parlamentar fez o pedido de vistas nesta quarta-feira (5), após as emendas propostas pelo deputado Zeca Viana (PDT) serem reprovadas pela Comissão de Constituição de Justiça. O texto deve ser entregue até a próxima terça-feira (11) com ou sem emendas.
Janaína disse também que provavelmente Sebastião Rezende (PR) irá pedir o texto para análise e possível sugestão de emendas. “Este é o momento que os deputados têm para analisar o texto da LDO e ter voz. Não me senti pressionada e por ser de oposição minhas possíveis emendas vão ser analisadas com destaque”, explicou.
A deputada ainda deve analisar o texto referente ás obras paralisadas no estado, como o aeroporto Marechal Rondon e a estrada de Jauru. “Tenho a oportunidade de fazer mudanças e se achar necessário vou fazer um substitutivo integral no texto priorizando as obras travadas”, disse por telefone ao Circuito Mato Grosso.
Nas últimas semanas, deputados se debruçaram e debateram o conteúdo da LDO. O texto irá definir os critérios para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016, três parlamentares diferentes solicitaram vista. A LOA deve ser encaminhada pelo governo até 30 de agosto.
O deputado Zeca Viana (PDT) pediu vistas do projeto durante sessão extraordinária realizada no dia 22. Na semana anterior o deputado Emanuel Pinheiro (PR) também solicitara a suspensão da votação para analisar as emendas apresentadas pelos pares. Ao todo, 130 emendas foram apresentadas pelos deputados antes do projeto ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Após vários embates e até sessões extraordinárias no ‘recesso branco’ (já que a AL não poderia entrar de férias sem votar a LDO) a proposta segue travada e seguindo a passos lentos.
Janaína Riva deve pedir vistas de LDO e votação segue 'emperrada'