DESTAQUE 3 Política

Janaina Riva formaliza oposição a Lula e pede autonomia ao MDB

A deputada estadual e presidente estadual do MDB, Janaina Riva, encaminhou ofício à executiva nacional da legenda se posicionando contra a aproximação do partido com o projeto à reeleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento também pede que o diretório estadual tenha autonomia para construir seu arco de alianças. Janaina quer posicionar o MDB de Mato Grosso como um partido de direita.


Ao todo, os diretórios do MDB em 17 estados já se posicionaram contra uma aliança com o PT. Apesar disso, o partido segue com três ministros na administração federal: Renan Filho, dos Transportes; Jader Filho, das Cidades; e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.


“Assinei o documento pedindo a liberação de todos os diretórios para que cada Estado construa seu arco de alianças. E isso sendo feito, cada Estado vai fazer sua composição”, disse a deputada.


A parlamentar criticou o que chamou de “xerife ideológico”, se referindo a pessoas que tentam associar o partido à esquerda. Há algum tempo, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), vem acusando Janaina e o MDB de estarem alinhados à Lula.


“O nosso presidente de partido apoia o Tarcísio, elegeu o Ricardo Nunes com Bolsonaro no palanque, com o 15 pregado no peito. Então não acreditem nesse discurso daqueles que querem ser xerife ideológico e escolher que partido é de esquerda e de direita”, disse Janaina.


“Aqui já tomamos uma decisão clara de que vamos dialogar com partidos e lideranças de direita que defendam um projeto de país que respeite Mato Grosso, garanta segurança jurídica no campo e enfrente de verdade a violência contra mulheres e crianças, com punição dura para quem comete esse tipo de crime”, acrescentou a parlamentar.


Janaina Riva foi duas vezes seguidas a deputada estadual mais votada do estado. Assumiu a presidência do MDB de Mato Grosso em agosto do ano passado após 35 anos de presidência do ex-governador Carlos Bezerra, que se aposentou da vida pública. Na eleição de 2026 ela deve ser candidata ao Senado Federal.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões