A deputada Janaína Riva (MDB) será a relatora das contas do governo Pedro Taques do exercício de 2018. A escolha foi confirmada pelo presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), Romoaldo Junior.
Janaína Riva foi oposição ferrenha ao governo Pedro Taques e o criticava pela condução do orçamento do Estado. Ele encerrou o último ano de mandato com atraso no repasse de duodécimo e cotas para os municípios, principalmente na área da saúde.
Contudo, as contas foram aprovadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) há pouco mais de três semanas, mesmo com a indicação de 26 irregularidades de teor grave e gravíssimo.
O parecer do tribunal foi lido no plenário da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (27) e encaminhado para a CFAEO. A previsão é que o julgamento ocorre no pleno somente no final do ano. O presidente Eduardo Botelho (DEM) disse que além de encaminhada para as comissões, cópias serão distribuídas para os 24 deputados.
“Temos até o final do ano, mas aí depende da comissão. Vou fazer um calendário para que não chegue até o dia 15 de dezembro, para que todas as pautas sejam votadas”.
O Diário Oficial do Tribunal de Contas publicou três relatórios técnicos sobre as contas do ex-governador Pedro Taques referentes ao exercício de 2018.