Marcos Lopes/ALMT
A deputada Janaína Riva (PSD) está organizando-se para sair do partido e migrar par o PMDB. Por conta disso ela se reunirá com o ministro das Cidades e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em Brasília na próxima segunda-feira (14). Ela tentará conseguir uma carta de desfiliação, antes da janela que sua sigla só disponibilizará em 2017.
O partido que foi criado por seu pai o ex-deputado José Geraldo Riva, esvaziou-se em Mato Gros após a saída do seu maior representante do cenário político. Outra alegação foi de que o PSD, atual base aliada do governador Pedro Taques (PSDB), seguiu um caminho que ela não aceita. “Como eu poderei ficar em um partido onde se apoia nosso maior adversário, o governador? Por siso e por incompatibilidades de pensamentos eu preciso deixa-lo”, explicou Janaína por telefone, ao Jornal Circuito Mato Grosso.
Com a sua saída do PSD, a deputada prevê que no mínimo dez prefeitos sigam seus passos. Contudo Janaína quer trocar de sigla com cautela: “Não posso correr o risco de perder meu mandato. Por isso, irei conversar com Kassab e também vou me informar e me resguardar de todas as formas legais para tomar essa decisão” comentou.
A deputada quer trocar de sigla ainda este mês, para poder concorrer à reeleição fora do PSD – um ano antes das eleições. “Recebi muito apoio de prefeitos e vereadores no interior. Desta forma é preciso defender o interesse desses aliados e, além disso, formar um grupo forte de oposição a Pedro Taques”, contou.