Política

Janaina propõe CPI para investigar irregularidades na Previdência

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) apresentou requerimento para que seja instaurada na Assembleia Legislativa uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o intuito de investigar possíveis irregularidades no Fundo Previdenciário do Estado de Mato Grosso.

A propositura foi apresentada na sessão desta quinta-feira (16).

"Por diversas vezes recebi em meu gabinete informações e denúncias acerca de irregularidades no Fundo Previdenciário do Estado. Nas denúncias, é apontado um déficit constante de anos e, daí, uma falsa projeção realista das contas previdenciárias. Ainda, é necessário esclarecer a necessidade de majoração da alíquota de desconto previdenciário dos servidores públicos que hoje é de 11% e o Executivo quer aumentar para 14%", disse.

"Por isso é imprescindível que esta Casa se paute na lisura, transparência e fiscalização para que com a CPI, apure minuciosamente o fluxo de captação de recursos financeiros ao Fundo Previdenciário juntamente com todos os pagamentos realizados com estes recursos ao longo dos últimos 25 anos", completou.

Segundo a parlamentar, a CPI atende ao clamor do próprio funcionalismo público. A intenção é saber qual a real situação antes que o projeto que impõe o teto de gastos ao Poder Executivo seja enviado para  Casa de Leis.

Para legitimar essa CPI a deputada ainda precisa colher 8 assinaturas. "Não conversei com os meus colegas ainda, mas tenho a certeza que num momento em que se fala no não pagamento da RGA e no aumento na contribuição dos servidores à Previdência, todos concordarão em apurar a real situação previdenciária de Mato Grosso", finalizou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões