Plantão Policial

Janaína diz que irá articular para governo modificar cobrança do Fethab sobre o milho

A presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Janaína Riva (MDB), disse que irá articular “o fortalecimento” da reivindicação dos produtores para revisão do modelo atual Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).  Ela afirma que a principal cobrança do setor está na margem do imposto que recai sobre a produção do milho, cuja alteração foi aprovada em janeiro deste ano.

“Acredito que a questão mais urgente seja a questão do Fethab do milho. A Assembleia já tinha previsto com os deputados de reaver essa proposta. É uma revisão que tem que ser enviada pelo governo do Estado, porque a Assembleia não pode abrir mão de renúncia e nem interferir no orçamento do governo. A gente agora aguarda para fortalecer essa articulação junto ao governo para que não haja prejuízo para os produtores”.

Na tarde desta quarta-feira (15), uma comissão formada por representantes de 24 núcleos municipais da Aprosoja (Associação dos Produtores de Milho e Soja) tiveram reunião com presidência da Casa para cobrar mudanças no fundo. O assunto depende do trabalho do líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM), para convencer os deputados a recuar a margem do imposto sobre milho, que tem a maior alíquota.

A comissão faz parte do Movimento Agro Forte que manifesta insatisfação com a proposta do governador Mauro Mendes de aplicar 65% do Fethab em educação, saúde e assistência social. Os produtores reclamam de “desvio de finalidade”, que ocorre desde o governo de Silval Barbosa (2010-2014), usado para obras da Copa do Mundo, passando por Pedro Taques (PSDB), que realocou parte para pagamento de salários, e a reformulação feita pelo governo de Mauro Mendes.

Leia mais

{relacionadas} 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em