A deputada Janaina Riva (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer acusações pesadas contra seu desafeto declarado, o governador Pedro Taques (PSDB). A parlamentar elencou uma série de dúvidas quanto à postura dele em escândalos da atual gestão e chegou a afirmar que o tucano simplesmente deu seguimento aos esquemas de corrupção confessos de seu antecessor, o condenado e em regime semiaberto monitorado por tornozeleira eletrônica Silval Barbosa.
Em um vídeo que circula nas mídias sociais e messengers, ela bate firme como poucas vezes fez, discursando a seus colegas de parlamento (veja o vídeo abaixo). Ela fala sobre a delação de Alan Malouf quanto aos escândalos na Secretaria de Educação (Seduc), de Paulo Taques e a grampolândia, mas vincula-o aos desvios apontados na Operação Bereré, no Detran, ironizando o que, para ela, é jogo de cena (desconhecimento e não participação nos atos), fala de Giovani Guizardi e a Sinfra e, de novo Seduc, e segue num crescendo até afirmar que Pedro Taques hoje em dia é muito pior que qualquer deputado.
“Dizer que estamos vivendo em um estado sério, aí eu já não sei. Já temos o primo do governador envolvido nos grampos, no qual ele foi preso, ainda tem os secretários e o mandante, que é ele próprio, mas a justiça ainda não descobriu, é muito difícil descobrir quem grampearia a oposição, pra não dizer que é óbvio, então, até agora não chegaram no governador”, diz, e isso é só o princípio do vídeo.
Ela termina dizendo que Taques não engana mais ninguém, de honesto não tem mais nada e ironiza os índices de rejeição apontados, de 26%, desafiando a encontrar “10 na rua onde só dois falam que não votam nele de jeito nenhum”.
Aludiu ao caos na saúde, citou arrecadação de R$ 25 bilhões numa perspectiva de R$ 18 bilhões e utilizou isso para lembrar faltas de remédio e leitos na rede pública, falou mais de uma vez em caixa dois. “não cumpre nem liminar, vem me dizer que é honesto? De honesto não tem nada, repetiu os esquemas de Silval Barbosa. Silval tinha que ser chamado aqui na assembleia. Se esta assembleia tivesse deputado de verdade, faria CPIs para investigar a delação do Silval principalmente no que envolve ele. Caixa 2 é crime, senhor presidente. Ele cita que passou dinheiro da JBS pro governador, mas o governador é honesto, ele não mexe com corrupção. Para, acha que o povo é trouxa”?
Veja o vídeo na íntegra.