A deputada estadual Janaína Riva (PMDB) desafiou o governador Pedro Taques (PSDB) a provar crimes que seu pai, ex-deputado José Geraldo Riva, teria cometido e foram citados pelo chefe do Executivo. Ela disse que colocará seu cargo à disposição caso haja documentos que incriminem o ex-presidente da Assembleia Legislativa.
“Eu quero que o governador Pedro Taques prove os crimes (ênfase na palavra) que meu cometeu. Se tiver provas, eu vou renunciar o meu cargo. E da mesma forma, eu o desafio a provar que não houve a reunião com o ex-governador Silval Barbosa (PMDB)”.
Taques e José Riva duelam em embate desde a entrada do ex-procurador da República na política, em 2010, quando foi eleito senador por Mato Grosso. Na época de sua candidatura ao governo, em 2014, Taques chegou a dizer que não governaria o Estado caso o José Riva, que ocupou o cargo de presidente da Assembleia por quase vinte anos, estivesse em exercício de cargo.
A reunião citada por Janaína Riva foi informada em depoimento de Silval Barbosa em delação premiada à Procuradoria Geral da República (PRG). Silval afirma que se encontrou com Mauro Mendes (PSB), à época prefeito de Cuiabá, Blairo Maggi, que estava no cargo de senador, e Pedro Taques. E no encontro teria sido firmado um acordo para Silval, então governador, repassar R$ 20 milhões para a campanha de Taques e em troca, Taques, se eleito, blindaria Silval Barbosa contra investigações de ações tomadas durante a gestão.
Questionado sobre essa reunião, Taques negou. Mas, em entrevista nesta quarta-feira (30) à rádio Capital FM, o ex-prefeito Mauro Mendes confirmou que recebeu Taques, Silval e Maggi em sua casa a 45 dias do início das eleições de 2014 para “discutir política”.
“Taques não é um centímetro mais honesto que qualquer deputado desta Casa. Ninguém desta Casa é um centímetro mais desonesto que o governador. Mas, eu aviso: me aguarde, porque nós encontraremos nas eleições do ano que vem”.
Resposta
O secretário de Comunicação do governo, Kléber Lima, diz que Janaína Riva já pode pedir renúncia do cargo, por causa de crimes que a Justiça condenou José Riva.
"A Janaíva pode pedir renúncia hoje, pois em o Riva já foi condenado por vários crimes que o governador o denunciou. Do escândalo das calcinhas até ao da Multimetal, têm mais de cem processos em que o Riva está sendo investigado".
Quanto ao aviso mandado pela deputada, Kléber Lima diz que "o governador já recebeu denúncia de bandidos mais graduados."
"O governador já recebeu várias ameaças, e ninguém conseguiu provar alguma irregularidade. Bandidos mais graduados já fizeram calúnia contra o governador."