Cidades

Jaguatirica é resgatada após ser atropelada em Bairro de Cuiabá

Uma jaguatirica foi resgatada após ser atropelada, na noite desse domingo (26), na região do do Bairro Santa Marta, em Cuiabá. O resgate foi realizado pelo Batalhão De Polícia Militar e Proteção Ambiental de Mato Grosso (BPMPA).

De acordo com a equipe, a jaguatirica é um animal adulto e foi levada para uma clínica veterinária em Várzea Grande, na região metropolitana da capital.

Ainda segundo a equipe, ainda não há um diagnóstico sobre o estado de saúde do animal. A jaguatirica foi levada para uma clínica que presta serviços para a Sema Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nos atendimentos de urgência de animais resgatados.

Resgate de animais silvestres

Cerca de 60% dos animais silvestres resgatados em Mato Grosso são de espécies ameaçadas de extinção, como macaco-prego, lobo-guará, cachorro-vinagre, gato-dos-pampas, onça-parda e onça-pintada, segundo o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Animal (BPMPA). Além disso, 10% delas são característicos do Pantanal.

Nos últimos cinco anos, mais de 5,4 mil resgates foram registrados no estado — desse total, 814 animais morreram. De 2018 a 2022, o número de resgates aumentou em 29% e, até fevereiro, 184 ocorrências foram registradas pelo Recinto de Animais Silvestres da corporação. A maior parte decorrente de atropelamentos.

Segundo o BPMPA, os animais resgatados são submetidos à triagem e passam por avaliação clínica, onde ficam em observação e recebem tratamento. Posteriormente, se apresentarem condições de sobrevivência, são devolvidos à natureza.

De acordo com a Polícia Ambiental, ao encontrar um animal silvestre, estando ele ferido ou não, o BPMPA orienta que a população acione a corporação pelo telefone (65) 99920-7939 ou por meio do Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.