Cidades DESTAQUE 2

Já doou sangue este ano? O Hemocentro pede ajuda para repor seus estoques

Por Lucas Bellinello

Todos os tipos sanguíneos são necessários para repor os estoques da instituição nesse começo de ano

O Hemocentro de Mato Grosso, enfrenta um alerta em seus estoques. Embora haja a demanda por todos os tipos sanguíneos, a carência mais significativa no momento é dos tipos negativos, especialmente o O-. Os tipos A-, B- e AB- também estão em falta.

A diretora do Hemocentro, Gian Carla Zanela, destaca a importância de manter os estoques regulares para atender às necessidades dos hospitais públicos estaduais. Ela ressalta que uma única doação pode salvar até quatro vidas, e todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas.

As doações podem ser agendadas por meio de um link específico ou pelo telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem), além do número fixo tradicional: (65) 3623-0044, ramais 211 e 221.

É fundamental que as doações de sangue no Brasil sejam voluntárias e gratuitas, beneficiando pessoas em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

Quanto aos requisitos para doar, o Ministério da Saúde sugere que o doador esteja portando um documento oficial com foto, pese mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, evitando ir doar em jejum.

A faixa etária permitida vai de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias. Homens podem realizar até quatro doações anuais, com um intervalo de dois meses entre cada uma, enquanto mulheres podem doar até três vezes por ano, com um espaço de quatro meses entre as doações.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Após a doação, é recomendado descanso nas primeiras horas, evitando atividade física e consumo de bebida alcoólica.

Lucas Bellinello

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.