Por volta das 15h50, a usina bateu a marca de 98,3 milhões de megawatts-hora (MWh) produzidos em 2013 – e deve fechar o ano com geração total de 98,5 milhões de MWh.
O recorde anterior foi atingido no ano passado, quando a usina gerou 98,2 milhões de MWh.
Segundo a Itaipu, os MWh produzidos neste ano seriam suficientes para atender o consumo do mundo inteiro por dois dias, do Brasil por 79 dias, da Argentina por nove meses e 22 dias e, do Paraguai, por oito anos. A geração ainda seria capaz de suprir a América Latina (excluindo o Brasil) por 89 dias, e os Estados Unidos, por oito dias.
Esta foi a primeira vez durante os 29 anos de operação da usina que ela se tornou bicampeã consecutiva em geração de energia elétrica, com recorde sucessivo de produção anual. Em 2012, a Itaipu teve uma disputa acirrada com a usina de Três Gargantas, na China, mas, neste ano, a produção da chinesa ficou cerca de 10% menor do que a da brasileiro-paraguaia.
Além dos recordes, os últimos dois anos representaram um aumento de quase 4 milhões de MWh da geração da usina em comparação a 2008, penúltimo recorde da Itaipu.
Em nota, a empresa atribui os resultados deste ano a fatores como "a boa gestão dos recursos disponíveis e ao comprometimento dos próprios empregados". A administração da usina ainda ressaltou a melhora da relação de Itaipu com empresas parceiras, como a Eletrobras, a Ande (estatal paraguaia), o ONS (Operador Nacional do Sistema), entre outras.
Fonte: Repórter News