A seleção italiana respirou em alívio nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2026. Ao vencer a Estônia por 3 a 1, a Itália abre três pontos de vantagem para Israel, terceiro colocado e que perdeu para a Noruega nesta rodada, e fica mais próxima da repescagem.
A briga com os israelenses foca no segundo lugar, já que os noruegueses lideram com folga: 18 pontos e 100% de aproveitamento. A Itália terá agora um dos jogos mais importantes das Eliminatórias, justamente contra Israel, na terça-feira, às 14h45 (de Brasília), em Udine. Já a Estônia recebe a Moldávia.
Os italianos começaram o jogo deste sábado de modo avassalador na A. Le Coq Arena, em Tallinn, na Estônia, com duas boas chances em menos de cinco minutos. Na segunda oportunidade, o time já abriu o placar.
Gattuso mandou a campo uma escalação com três zagueiros, mas todos com qualidade de chegada e construção. Foi Caliafiori, pela esquerda, junto de Dimarco, que começou a jogada até a bola chegar a Moise Kean. O atacante fintou um zagueiro e bateu cruzado para fazer o gol italiano.
Pouco depois, Kean torceu o tornozelo. Ele tentou voltar a campo, mas mancava e precisou ser substituído por Pio Esposito, prodígio da Inter de Milão.
Os italianos cadenciaram o ritmo e tinham o domínio da partida. Surpreendeu, portanto, quando a Estônia quase empatou, aos 25 minutos. Saarma cruzou pela esquerda, e Dimarco rebateu em cima de Rocco Shein, que quase fez “sem querer”.
A chance de a Itália ampliar veio com um pênalti. Marten Kuusk derrubou Retegui na área. O próprio centroavante foi para a bola, mas o goleiro Karl Hein pegou, fazendo com que os torcedores comemorassem como um gol.
O camisa 9 se redimiu aos 38 minutos. Após cruzamento de Dimarco, Orsolini driblou e escorou para Retegui finalizar e ampliar.
A qualidade da partida caiu no segundo tempo. Gattuso promoveu testes com substituições, como as entradas de Spinazzola e Cambiaso.
O que motivava a Itália a golear era se aproximar da Noruega no saldo de gols. Assim, a seleção italiana poderia sonhar em chegar na última rodada, contra os noruegueses, ainda com chances de classificação direta, a depender dos resultados da adversária.
Mesmo em ritmo mais lento, os italianos conseguiram chegar ao terceiro. Esposito recebeu cruzamento pela esquerda e marcou.
Sem se entregar, a Estônia voltou a buscar o ataque. Donnarumma parecia ter interceptado tranquilamente um cruzamento de Soomets, mas soltou a bola, que sobrou para Rauno Sappinen descontar para os estonianos.
ESPANHA MANTÉM 100% NAS ELIMINATÓRIAS
Após golear a Turquia na última rodada, os espanhóis receberam a Geórgia em busca de manter a hegemonia no Grupo E. E ela veio com um triunfo por 2 a 0.
O ritmo imposto em campo mostrava que a equipe de Luis de la Fuente queria novamente uma goleada. A Geórgia segurava-se. E conseguiu até os 23 minutos, quando Pedri lançou Le Normand, já na área. Ele ajeitou para Yéremy Pino, que abriu o placar.
Pouco depois, Ferrán Torres foi derrubado na área. O próprio atacante foi para a cobrança do pênalti, mas o goleiro Mamardashvili defendeu.
Em rotação baixa, a Espanha voltou para o segundo tempo. Ainda assim, o time conseguiu ampliar. Oyarzabal, em cobrança forte de falta na entrada da área, fez o segundo.
Luis de la Fuente aproveitou a partida para fazer testes e mudou bastante o time. Do outro lado, a equipe de Willy Sagnol não conseguiu reagir.
Na terça-feira, às 15h45, a Espanha recebe a Bulgária no Estádio José Zorrilla, em Valladolid. Já a Geórgia visita a Turquia, no Kocaeli Stadium, em Izmit.
PORTUGAL LEVA NOS ACRÉSCIMOS
Portugal precisou de 91 minutos e 29 finalizações para furar o bloqueio defensivo montado pela Irlanda, mas venceu por 1 a 0 no Estádio José Alvalade, em Lisboa, pela terceira rodada do Grupo F. O resultado mantém a seleção de Cristiano Ronaldo com 100% de aproveitamento e com chance de garantir a vaga no Mundial na próxima rodada.
Portugal lidera o grupo, com 9 pontos, contra 4 da Hungria, rival de terça-feira, novamente no José Alvalade. Se vencer, Portugal garante a vaga na Copa do Mundo se a Armênia, com 3 pontos, não derrotar a Irlanda, a lanterna, com 1 pontos, também na terça-feira.
Cristiano Ronaldo finalizou de esquerda, de cabeça, de direita, acertou a trave e até desperdiçou um pênalti, mas quem marcou o gol do alívio português foi Ruben Neves, de cabeça, aos 46 minutos do segundo tempo.
Confira todos os resultados dos jogos deste sábado:
GRUPO E
Bulgária 1 x 6 Turquia
Espanha 2 x 0 Geórgia
GRUPO F
Hungria 2 x 0 Armênia
Portugal 1 x 0 Irlanda
GRUPO I
Noruega 5 x 0 Israel
Estônia 1 x 3 Itália
GRUPO K
Letônia 2 x 2 Andorra
Sérvia 0 x 1 Albânia