Internacional

Israel retoma operações militares contra o Hamas em Gaza

 
"Vamos continuar a atacar o Hamas, sua infraestrutura, seus agentes, e restaurar a segurança do Estado de Israel", disse o tenente-coronel Peter Lerner.Um menino palestino de dez anos morreu nesta sexta em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, a primeira vítima fatal desde o fim da trégua de três dias, indicaram os serviços de emergência palestinos.Por sua vez, um soldado e um civil israelense ficaram levemente feridos no lançamento de um foguete em direção ao sul de Israel, indicou o exército.
 
O governo de Israel indicou que não irá negociar com os palestinos enquanto os disparos feitos pelo Hamas continuarem.Os ataques israelenses aconteceram duas horas e meia depois que a Jihad Islâmica e os Comitês Populares de Resistência lançaram pelo menos 20 foguetes contra localidades israelenses nos arredores da Faixa de Gaza, dois dos quais foram interceptados pelo sistema antimísseis sobre a cidade de Ashkelon.
 
Em um breve comunicado para a imprensa, a Jihad Islâmica reivindicou a autoria dos lançamentos de foguetes. Já o movimento islamita Hamas se limitou a dizer que não foi acordada nenhuma prorrogação da trégua, mas que as negociações no Cairo, a capital do Egito, continuam.Nos 29 dias da ofensiva israelense sobre a Faixa de Gaza morreram mais de 1.890 palestinos e 67 israelenses. Já os feridos chegam a quase 10 mil em Gaza e 500 em Israel.
 
Nova fuga
Milhares de cidadãos palestinos deixavam nesta sexta (8) suas casas nas regiões norte e leste da Faixa de Gaza, por temerem novos ataques de Israel.As fontes disseram que homens, mulheres e crianças estão abandonando suas residências nos bairros do leste da cidade de Gaza, onde aconteceram os enfrentamentos mais violentos durante o mês de julho.
 
Durante várias semanas a aviação israelense submeteu esses bairros a intensos bombardeios, alegando que eram os lugares de onde foi lançada a maior parte dos foguetes.Seus moradores tinham retornado ao que restou de suas casas durante a trégua de 72 horas estipulada pelas partes, graças à mediação do Egito, e que terminou nesta sexta às 8h locais (2h de Brasília).
 
G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Internacional

Orçamento de Londres-2012 dispara até os 13 bilhões de euros

A organização dos Jogos ultrapassou em quase 2,4 bilhões de euros o orçamento com o qual trabalhava, segundo revelou o
Internacional

Brasil firma parceria e estimula produção sustentável de café

A ideia da parceria é por em prática medidas que levem à redução da pobreza por meio de atividades que