Agronegócio DESTAQUE 3

IRRIGANTES

Após diálogo com a Aprofir-MT, Energisa visitará produtores para orientar sobre recadastramentoPrazo para envio de documentos foi estendido para 31 de dezembro

Após a articulação da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT), a Energisa irá visitar os produtores rurais que utilizam a irrigação para orientar sobre o recadastramento obrigatório. O prazo para o envio de documentos foi estendido para 31 de dezembro.

A Aprofir-MT buscou diálogo junto à Energisa para resolver a situação dos irrigantes, já que embora o recadastramento seja obrigatório, não haviam sido repassadas aos agricultores as informações sobre a forma de enviar documentos. E nem mesmo pelo atendimento por telefone o produtor conseguia resolver a pendência.

“Recebemos a informação da Energisa de que mais de 600 produtores se enquadram nesse grupo que tem direito à tarifa diferenciada. Tivemos duas reuniões esta semana e eles entenderam a necessidade de esclarecer as dúvidas e informar de maneira mais clara o que precisa ser feito. O agendamento dessas visitas é uma conquista para todos os irrigantes de Mato Grosso”, afirma o presidente da Aprofir-MT, Hugo Garcia.

O recadastramento segue uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de dezembro de 2023. Os produtores ligados à irrigação e aquicultura podem receber descontos de até 80%, no caso de utilização mais intensa de energia elétrica entre as 21h30 e 6h.

“Recebemos muitos questionamentos dos produtores sobre esse recadastramento. Em conjunto debatemos o que poderia ser feito para resolver essa situação, na qual os dois lados têm interesse. Chegamos a essa resolução que irá auxiliar os nossos associados a entregar a documentação dentro do prazo”, explica Hugo Garcia.

Os agendamentos das visitas devem ser feitos junto à Gerência de Serviços Comerciais da Energisa. Já pelo telefone 0800-648-4196 os produtores podem esclarecer dúvidas de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Para quem deseja agilizar o atendimento, é possível encaminhar para a Energisa a declaração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que comprove a atividade desenvolvida e o licenciamento rural, além da outorga de utilização de recursos hídricos. Os documentos devem ser encaminhados para o e-mail res901.recadastramentoemt@energisa.com.br

Foto: Reprodução

Fonte: Assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.