Policiais civis de Porto Alegre do Norte e de Canabrava do Norte (1.159 km e 1.132 km de Cuiabá-MT, respectivamente) cumpriram mandados de prisão nesta quarta-feira (13), contra dois irmãos condenados pelo crime de homicídio, cometido há 39 anos.
Eles foram identificados como Coldevan Carlos Coelho, 60 anos, e Coalideg Carlos Santos, 65 anos. A dupla foi encaminhada para a Cadeia Pública de Porto Alegre do Norte.
O crime
De acordo com o processo, os irmãos assassinaram José Carlos dos Santos a tiros em meados de 1981, na cidade de Araguaiana (454 km da Capital).
Os acusados estavam em um hotel quando, em um determinado momento, Coalideg foi até a cozinha do estabelecimento e assediou sexualmente uma funcionária, ao tentar agarrá-la por trás. A mulher, que era esposa de José Carlos, conseguiu se defender e usou uma vassoura para dispersar o homem.
Coalideg teria se revoltado com a situação e voltou ao local acompanhado de seu irmão, Coldevan, para tentar agredir a funcionária e outra empregada do hotel.
Porém, a dupla foi impedida por José Carlos. Ele flagrou a violência sofrida pelas vítimas e entrou em luta corporal com os envolvidos, que deixaram o local logo depois.
Neste momento, segundo os autos, os irmãos, acompanhados de um terceiro suspeito, foram para casa e pegaram um revólver calibre 32.
Eles retornaram até o hotel e encontraram José Carlos conversando com outras pessoas. Os criminosos mandaram todo mundo se retirar e começaram a atirar contra a vítima, que ainda tentou fugir pelas ruas da cidade, mas foi perseguida e alvejada diversas vezes.
José Carlos não resistiu aos ferimentos e morreu na hora.
Sentença
Os acusados foram condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de Barra do Garças (515 km de Cuiabá).
Coldevan Carlos Coelho pegou 13 anos e quatro meses de reclusão. Já Coalideg Carlos Santos, foi condenado a 14 anos e dois meses de prisão. Ambos em regime fechado.