O médico e empresário Josias Guimarães foi detido nesta terça-feira (18), por parte ilegal. O empresário é irmão do prefeito de Várzea Grande, Walacce Guimarães (PMDB) e também foi um dos alvos da Operação ‘Camaleão’, deflagrada na manhã de hoje, pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco).
As armas e munições, que segundo o Ministério Público não possuíam registro, estavam na residência de Josias. Entre as armas encontradas estavam espingardas e pistolas.
O empresário foi detido e encaminhado por policiais da Rotam à Central de Flagrantes do município.
A Operação Camaleão foi deflagrada pelo Gaeco e Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), com foco na apuração de uma organização criminosa instalada na Prefeitura de Várzea Grande para a prática de delitos de corrupção, peculato e fraude a licitação.
Segundo informações do MPE, os cumprimentos de mandados de busca e apreensão – cumpridos nesta terça – estão relacionados a contratos firmados entre a Prefeitura de Várzea Grande e a empresa Carneiro Carvalho.
Entre os alvos dos mandatos estavam o gabinete do prefeito Wallace, algumas secretarias do município, sedes de empresas privadas e residências.