Mix diário

Irã afirma que não abrirá mão de enriquecimento de urânio em acordo nuclear com EUA

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Araghchi, afirmou que o país não abrirá mão do enriquecimento de urânio, classificando-o como “uma conquista científica obtida por nossos cientistas”, em meio às negociações sobre seu acordo nuclear com os Estados Unidos. Em entrevista a um canal de TV iraniano, Araghchi disse, nesta terça-feira, 3, que o enriquecimento é um direito soberano e reiterou que o Irã não aceitará pressões para interromper seu programa nuclear.

“Se os EUA pretendem sabotar nosso programa nuclear pacífico, certamente não aceitaremos isso, e também não será possível realizar o acordo”, acrescentou o ministro. Araghchi descreveu as negociações como difíceis e repletas de obstáculos, citando que existem “muitas divergências” entre as partes. Ele pondera, no entanto, que “não se pode esperar que se chegue a um acordo em apenas cinco rodadas”.

Araghchi condicionou a conclusão de um acordo aos EUA “abandonarem suas exigências ilógicas e impraticáveis e compreenderem corretamente a natureza pacífica do programa nuclear iraniano”.

O chanceler ainda reiterou críticas ao último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), alegando que o documento foi influenciado por pressões políticas. “A agência deve permanecer uma entidade técnica e especializada, e não deve ceder às pressões políticas de certos países”, afirmou. Araghchi relatou ter transmitido essa insatisfação diretamente ao diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, como já havia dito neste sábado.

Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu governo não permitirá qualquer enriquecimento de urânio pelo Irã.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve