Proprietários de veículos com as placas de final 0 têm até 12 de junho para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), sem juros ou multas e com 5% de desconto. Dentro deste período, que iniciou nesta quinta-feira (1º), os contribuintes terão o desconto para o pagamento efetuado em cota única.
O boleto de pagamento pode ser retirado no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz). Agências fazendárias também podem ser procuradas para obter o documento de arrecadação que poderá ser pago nas agências bancárias conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Itaú, assim como as casas lotéricas.
O recolhimento do imposto é feito com base na pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que aponta redução média de 4,5% para automóveis, 3,9% para camionetas e utilitários, 8% para caminhões, 5,8% para ônibus e micro-ônibus e 2,3% para motos e similares.
O pagamento do imposto é necessário para obtenção do licenciamento do veículo cadastrado no Estado. O não pagamento do IPVA pode gerar multa e apreensão do automóvel.
Dúvidas podem ser sanadas através das Agências Fazendárias (Agenfas). Contribuintes devem estar portando documentos pessoais e do veículo.
Com Assessoria