As investigações dos crimes de roubo e tráfico de drogas tiveram aumento em mais de 10%, nos inquéritos instaurados e concluídos, nos primeiros meses do ano de 2015. Os delitos foram foco da operação "Actio Auctoritatis", da Polícia Judiciária Civil, deflagrada no dia 21 de janeiro e finalizada em 30 de abril.
A operação inserida no plano estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública foi desenvolvida em todo o Mato Grosso, com prioridade aos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, para acelerar investigações de roubos e tráfico de drogas e desarticular quadrilhas que atuam nas modalidades criminosas.
Nos quatro municípios prioritários (Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis), as Delegacias finalizaram 816 inquéritos de roubos e tráfico de drogas e instauraram 979. No mesmo período de 2014, nas delegacias das quatro cidades, a Polícia Civil concluiu 778 investigações de roubos e tráfico de drogas e instaurou 848 novos inquéritos para os dois delitos.
Para o delegado geral da PJC, Adriano Peralta Moraes, as Delegacias Especializadas da região metropolitana e as unidades do interior trabalharam para alcançar a meta de cumprimento, no mínimo, de 50% dos mandados de prisão contra pessoas procuradas no Estado pelos crimes de roubos e tráfico de drogas, e ainda representar e cumprir 25 mandados de busca e apreensão, ao mês, dentro das investigações dos delitos.
"Toda a vez que a Polícia Civil é convocada para uma grande missão responde dentro da necessidade de manutenção da ordem pública", destacou Peralta.
Na região metropolitana, a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá superou a meta com aumento de 30% nos inquéritos instaurados e 20% em investigações concluídas, sendo iniciadas 261 novas investigações de roubos e finalizadas 246.
A Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Várzea Grande atingiu 77% da meta de inquéritos concluídos e 89 nos instaurados. Pela 1ª Delegacia de Polícia de Várzea Grande também foram concluídos 56 e instaurados 75 inquéritos para apurar roubos.
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva) ultrapassou a meta em 115% na conclusão de inquéritos e 37 nos instaurados. Em 100 dias foram enviados à Justiça 86 inquéritos e abertos 92. No período, 885 veículos, a maioria motocicletas, foram recuperados na Grande Cuiabá.
A repressão ao tráfico doméstico e tráfico interestadual de entorpecentes foi intensificada pela Delegacia Especializada de Entorpecentes, que instaurou 266 inquéritos e concluiu 208, superando a meta em 60% na abertura de novos inquéritos e 37% nos concluídos.
No período de 100 dias, foram apreendidos 1.350 quilos de entorpecentes no Estado de Mato Grosso, sendo mais de 400 quilos na região metropolitana, em ações da DRE e também da Polícia Militar.
No interior, as Delegacias de Roubos e Furtos, de Sinop e Rondonópolis, também atenderam as expectativas, elevando o número de investigações de roubos e tráfico de drogas. Em Sinop foram concluídos 49 inquéritos de roubos e 34 por tráfico de drogas. Também foram instaurados 72 inquéritos de roubos e 41 para investigar o tráfico de drogas.
Em Rondonópolis foram concluídos 88 casos de roubos e instaurados 124. Para o tráfico de drogas, a Polícia Civil finalizou 49 e iniciou 48 investigações.
Todas as delegacias cumpriram várias ordens judiciais (mandados de busca e apreensão), para o andamento e conclusão das investigações.
Flagrantes
Nas Centrais de Plantão de Cuiabá e Várzea Grande, no período de 21 de janeiro a 30 de abril, foram lavrados 1.671 autos de prisão em flagrante (APF) e 993 termos circunstanciados de ocorrências (TCO). Os flagrantes foram formalizados nos plantões da 2ª Delegacia de Polícia (Planalto), 1ª Delegacia de Polícia, em Várzea Grande, e Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá. No mesmo período de 2014, foram 1.646 APF e 1.428 TCO's, nos três plantões.
O nome da "Actio Auctoritatis", é alusivo a "ação de autoridade".
Da assessoria