Cidades DESTAQUE 3

Jovens internos do Complexo Pomeri participam de curso profissionalizante oferecido pelo Senac

O dia começa com o barulho suave da farinha caindo na bancada. Mãos firmes, porém cuidadosas, de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Complexo Pomeri, em Cuiabá, misturam o trigo com fermento, sal e açúcar. O cheiro dos ingredientes frescos já anuncia o que vem pela frente. Em seguida, ovos são quebrados com precisão, incorporados à massa que ganha forma ao ser amassada com dedicação e força.

Aos poucos, a mistura homogênea descansa, enquanto a turma de 25 adolescentes se prepara para o próximo passo: modelar os pães e esperar o forno completar a mágica.

Essa é a rotina do curso profissionalizante de ‘Panificação e Confeitaria’, oferecido pelo ‘Senac Integra Juventude’, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT). A capacitação, realizada em período integral, não só ensina técnicas culinárias, mas também alimenta sonhos de uma vida nova.

Além das receitas, outro grupo se dedica ao curso básico de ‘Corte de Cabelo Masculino’, descobrindo nos detalhes e nas linhas precisas das tesouras um caminho para o mercado de trabalho.

Transformação e oportunidade

Para o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o projeto simboliza a chance de recomeço para esses jovens. “Queremos que eles visualizem um futuro diferente. Não estamos apenas qualificando, mas mostrando novas perspectivas de ressocialização. Uma profissão pode ser a chave para que esses adolescentes se sustentem e apoiem suas famílias”, observou.

O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça do estado (TJMT), destacou o papel da qualificação profissional na ressocialização. “A capacitação é o alicerce para a reintegração desses jovens. Estamos oferecendo não só conhecimentos técnicos, mas também apoio emocional, essencial para o sucesso dessa jornada”, afirmou.

A juíza Leilamar Rodrigues, coordenadora do Eixo Socioeducativo do GMF-MT, acredita que o projeto abrirá novas portas. “A ideia é mostrar a esses adolescentes as possibilidades que o mercado oferece. A experiência adquirida aqui será um passo importante para a reinserção”, pontuou a magistrada. Além dos cursos práticos, o programa prevê palestras que abordem temas como ‘Inteligência Emocional’, voltadas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos jovens.

Para o diretor regional do Senac-MT, Edson Dahmer da Silva, a iniciativa vai além da qualificação. “Estamos oferecendo uma nova perspectiva de vida. Queremos transformar, impactar e criar possibilidades reais de futuro para esses jovens”, ressaltou o dirigente.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.