Em 2013 a internet arrecadou US$ 42,8 bilhões em receita publicitária no país, enquanto a TV ficou com US$ 40,1 bilhões. O valor obtido pela web é 17% superior ao alcançado no ano anterior.
Grande parte dessa conquista se deve ao desempenho do setor móvel, que cresceu 110% entre 2012, quando recebeu US$ 3,4 bilhões, e 2013, ano em que a receita ficou em US$ 7,1 bilhões.
Randall Rothenberg, CEO e presidente do IAB, ressaltou em comunicado que a ultrapassagem, embora inédita, não deve ser vista com surpresa, pois a internet já vinha conquistando adeptos de forma acelerada, o que se intensificou com os aparelhos móveis.
Mesmo assim, trata-se de um feito memorável. No Brasil, a internet ainda é a segunda mídia que mais recebe investimentos publicitários, à frente de jornais, revistas, rádio etc., mas atrás da TV, que recebe quase 60% das verbas de anunciantes (sabia mais).
De acordo com o IAB, 21% dos anúncios feitos na internet americana em 2013 vieram de empresas de varejo, que foram seguidas pelos serviços financeiros (13%) e a indústria automobilística (12%). Os anúncios em buscas foram os preferidos (43%), seguidos pelos displays/banners (19%), móveis (17%) e em vídeo (7%).
Olhar Digital