Cidades DESTAQUE 3

Intenção de Consumo das Famílias dispara em Cuiabá e atinge o maior nível em quase 10 anos, aponta CNC

Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá sobe pelo quarto mês consecutivo e atinge 114,4 pontos em setembro – o maior nível desde março de 2015. O indicador calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisas da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) cresceu quase 4% em relação ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período de 2023, o número saltou 13 pontos.

A disparada da ICF foi puxada pelo aumento da perspectiva de consumo (+7,5%), nível de consumo atual (+6,2%) e momento para aquisição de bens duráveis (+5%). Renda atual (+4,2%), emprego atual (+2,8%) e momento para compras a prazo (+2,4%) também registraram números positivos no último levantamento. Por outro lado, o quesito perspectiva profissional apresentou recuo de quase 2 pontos percentuais.

Para os especialistas, o aumento no ímpeto de sair às compras também é reflexo da geração de novas vagas de emprego no mercado de trabalho. “Com mais estabilidade, ganhos maiores e previsibilidade de renda, o trabalhador com carteira assinada tem mais condições para planejar eventuais compras e investimentos”, diz o economista Rodolpho Tobler.

A subida nas intenções de compra do consumidor cuiabano vai na contramão do restante do país. Isso porque a ICF nacional recuou 0,3% em setembro, refletindo uma piora na avaliação sobre a perspectiva profissional (redução de 0,4%) e sobre o acesso ao crédito (queda de 1,3%). As dificuldades para contratar linhas de financiamento se devem ao patamar elevado da taxa básica de juros – especialmente após o aumento da Selic na última semana para 10,75% ao ano.

“Com o cenário mais desafiador para o crédito e o aumento da inadimplência, o mercado se tornou menos acessível, especialmente para famílias de maior renda, que mostram maior retração na intenção de consumo”, pontua o economista Felipe Tavares.

No entanto, apesar da retração, o indicador ainda registrou 103,1 pontos, permanecendo acima do nível de satisfação e alcançando seu maior patamar desde março deste ano, quando atingiu 104,1 pontos.

João Freitas

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.