É comum ouvir das pessoas que participam dos cursos que conduzo sobre inteligência emocional que isso é o mesmo que “engolir sapos”. Esse para mim é um dos maiores aprendizados que a inteligência emocional me proporcionou: ser emocionalmente inteligente é diferente de engolir sapos; ser emocionalmente inteligente é a capacidade de temos, ou aprendemos e desenvolvemos, de reconhecer as nossas emoções e saber qual o impacto que ela causa em nós. Pude confirmar esse conceito ao ouvir Daniel Golleman em um worshop em 2018. Fiquei muito feliz!!!!
Daniel Golleman tem uma frase, aparentemente simples, mas que traduz esse pensamento: “temperamento não é destino”. Muitas pessoas acham que “são assim e vão ser sempre assim”. O grande benefício da inteligência emocional é justamente que podemos aprender a sermos emocionalmente inteligentes. E como temos conteúdo para aprender!
Esse é um aprendizado que requer dedicação, atenção a si mesmo, autoconsciência e coragem; muita coragem, porque em alguns momentos vai incomodar. Mas é um incômodo que logo é substituído por uma sensação de auto-domínio maravilhosa!
Outra coisa que aprendi com os estudos sobre inteligência emocional é que não é apenas a emoção negativa que nos dá uma rasteira. Muitas vezes somos sequestrados (sim, isso mesmo, sequestrados!) por emoções positivas. Como eu disse anteriormente: inteligência emocional é reconhecer as nossas emoções, dar nomes a elas, e saber qual o impacto que causam em nós. Eu gosto muito de usar um exemplo de uma situação que eu vivi que retrata o quanto uma emoção boa nos tira do nosso auto controle. Foi a primeira vez que fui convidada para dar uma palestra num congresso estadual para a área de RH. Eu estava muito feliz! Preparei material com bastante antecedência e tudo realmente correu muito bem, o que me deixou mais feliz ainda. Na plateia estavam presentes meu marido e pessoas conhecidas, empresários conhecidos, interessados no tema. Os elogios ao final da palestra, concretizando o que eu havia planejado. Enfim, foi um sucesso. E foi no meio de toda essa alegria, que perdi todo o meu material. Isso mesmo: perdi tudo! A emoção era tanta que não consegui me organizar ao término do evento, e todo o material que eu levei, que tinha servido de base para a construção da palestra, eu perdi; esqueci na sala. Eu ainda não sabia, até então, o que exatamente significava “sequestro emocional”. Estudando, pude perceber que eu tinha sido “sequestrada” por uma emoção maravilhosa. E isso me fez aprender muita coisa sobre mim…
O Dr. Bradbarry, em seu site Talent Smart, apresenta a seguinte relação entre inteligência emocional e desempenho: “A habilidade de administrar sua emoção e permanecer calmo sob pressão está diretamente associada a sua performance e desempenho. A Talent Smart conduziu uma pesquisa com mais de 1 milhão de pessoas e descobriu que 90% das pessoas de sucesso são habilidosas em administrar suas emoções em tempos de stress, conseguindo assim, se manter calmas e no controle.”
E você, como tem conseguido administrar suas emoções? O quanto delas você conhece? Qual o impacto que elas causam em você? Estas são perguntas para você iniciar seu auto conhecimento sobre sua inteligência emocional.
E tenha certeza, a jornada vale a pena!
Sucesso!
Ana Cristina Galo A. Boscolo é Coach pela ICF – Federação Internacional de Coaches e Consultora Empresarial com foco em Gestão de Pessoas