Profissionais de museus e instituições culturais brasileiras realizam uma petição online e manifestam em uma carta aberta, o mais absoluto repúdio pelas ações orquestradas contra espaços institucionais de arte.
Na visão do grupo, as críticas têm como objetivo constranger, desqualificar ou proibir as legítimas atividades artísticas. “São notoriamente falsas as alegações de incitação à pedofilia e de apologia ao sexo nas obras ou nas exposições que têm sido objeto dessas ações”, diz trecho da carta.
“Limitar e impedir artistas e instituições é uma clara política de retrocesso face ao processo histórico que implantou um estado democrático de direito no Brasil”, relata outra parte do documento online.
Os artistas buscam colher 10 mil assinaturas e até o momento já contam com mais de 9.800 assinaturas que apoiam a causa. Para votar basta clicar no link da Avaaz.org e prestar apoio as instituições culturais.
Leia a carta elaborada pelo grupo na íntegra.
“Carta pública das instituições culturais do Brasil.
Profissionais de museus e instituições culturais brasileiras, em consonância com os princípios constitucionais de direito à diversidade, à liberdade de expressão e à prática democrática da cidadania, vêm em conjunto manifestar o mais absoluto repúdio pelas ações orquestradas contra espaços institucionais de arte, assim como a toda e qualquer tentativa de cercear, constranger, desqualificar ou proibir as legítimas atividades artísticas que se desenvolvem no Brasil, construídas responsavelmente pelas instituições culturais.
São notoriamente falsas as alegações de incitação à pedofilia e de apologia ao sexo nas obras ou nas exposições que têm sido objeto dessas ações. Porque lidam com o universo do simbólico, do imaginário e do discurso, as práticas artísticas e culturais são fundamentais para o presente e para o futuro de sociedades calcadas na diversidade, no respeito e na educação.
Limitar e impedir artistas e instituições é uma clara política de retrocesso face ao processo histórico que implantou um estado democrático de direito no Brasil. Como bem definiu Mário Pedrosa, a arte "é o exercício experimental da liberdade" e é dentro de sua prática que resistiremos a esse trágico e obscuro momento no que se refere ao respeito mútuo e à garantia da liberdade de expressão”.



