Foto: Rodrigo Lorezon / Sebrae
Fomentar os microempreendedores. Esse é o objetivo do movimento “Compre do Pequeno”, uma campanha nacional liderada pelo Sistema Sebrae. Esta iniciativa vem sendo realizada no interior e nas capitais desde o mês de agosto. Engajando os consumidores a prestigiar lojas, comércio em geral, serviços e indústrias de seus bairros e cidades no ato das compras.
Nesta segunda-feira (5), os empresários, dirigentes e técnicos da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomercio MT), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), fizeram uma passeata no Bairro do Porto e no Centro de Cuiabá, coversando com os microempresários e a população.
Em Mato Grosso, existem cerca de 183 mil microempreendedores, de acordo com o Superintendente do Sebrae, José Guilherme, isso corresponde à 99% do universo empresarial do estado. “Nós estamos estimulando o cidadão a comprar do pequeno empreendedor, investir o seu dinheiro no seu bairro, desse modo ajudando a aquecer o mercado durante esse período de crise”, conta.
Para a comerciante de uma loja de lingeries da área central, Iza Laura, o contato do Sebrae com os empresários é de grande ajuda. “O incentivo deles é ótimo, e veio bem na época que precisamos ficar motivados a criar coragem para fazer algo de diferente. Aproximar o cliente”, fala.
Ações no interior
Além de Cuiabá, o movimento de incentivo ao microempreendedor também foi realizado em municípios do interior do estado. Caminhadas e outras manifestações foram realizadas em Alta Floresta, Barra do Garças, Confresa e Rosário Oeste, tornando o dia 5 será o ápice do Movimento Compre do Pequeno.