O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Mato Grossos tem convocado os cidadãos que deram entrada em pedidos de afastamento de trabalho e são beneficiados com auxílios para refazerem a perícia médica.
O resultado do exame vai mostrar se o assegurado está apto para retornar ao mercado de trabalho, neste caso, o benefício é suspenso e a pessoa deixa de receber os pagamentos mensais.
De acordo com informações do Ministério de Desenvolvimento Social, desde o segundo semestre de 2016 foram realizadas em Mato Grosso uma média de três mil perícias de auxilio doença e aposentadoria por invalidez. Ainda de acordo com instituição, uma média de dois mil benefícios foram cortados, pois os exames apontaram que o cidadão estava apto para retornar ao mercado de trabalho.
Com este corte, o ministério teve uma redução de gastos com os pagamentos, e isso gerou uma economia de estimados R$ 80 milhões.
Os cidadãos que tiverem o benefício cortado e não concordarem com a decisão, podem recorrer no conselho de seguro social. Este pedido pode ser feito em até 30 dias, logo após o corte dos pagamentos.
Em caso de dúvidas ou dificuldade no acesso, o cidadão pode ligar para a Central 135 ou se dirigir a uma agência, sem necessidade de agendamento.