Cidades

INSS entra na Justiça para por fim a greve nacional de servidores

Com servidores há mais de 30 dias paralisados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajuizou uma ação por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), na manha desta quarta-feira (06), solicitando ao Poder Judiciário, a volta do atendimento de todas as suas unidades. Em Mato Grosso, cerca de 37 unidades estão funcionando, 17 com atendimento parcial e 19 com as atividades paralisadas.

Os servidores públicos federais em greve, reivindicam a reposição das perdas salarias – por causa da inflação – de 27,3%, 30 horas de trabalho para todos os funcionários, concursos públicos para repor o quadro de servidores, fim do assédio moral e é contra a terceirização dos cargos.

A representante do Comando de Greve do INSS, Aparecida Soares, exemplifica alguns dos pontos que a categoria reivindica. ‘’Trabalhamos para aposentar o cidadão, porém nós mesmos somos impedidos de adquirir esse benefício, porque o nosso salário cai para 50%, à gratificação não é suficiente. ’’, pontua.

Buscando tranquilizar os contribuintes que busquem o serviço da seguridade social, a instituição declarou que está orientando as unidades e a Central de Atendimento, para que realize o reagendamento dos atendimentos.

Confira a nota oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre a paralização nacional dos seus servidores:

1) O INSS entende que os serviços previdenciários são essenciais e que a interrupção do atendimento nas suas unidades acarreta prejuízos a toda a população. Assim, no intuito de minimizar os impactos negativos da paralisação de seus servidores, o Instituto, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou, na data de hoje (5), ação solicitando ao Poder Judiciário a determinação que garanta o atendimento em todas as suas unidades.

2) Além disso, o Instituto tem empreendido todos os esforços no sentido de orientar as unidades e a Central de Teleatendimento 135 no que se refere às providências de reagendamento para os segurados que não estão sendo atendidos devido à greve. Esse reagendamento, de modo geral, pode ser realizado pelo telefone. Em alguns casos específicos, entretanto, a remarcação vai depender da ação da Agência da Previdência Social. Esses segurados, cuja remarcação não puder ser realizada pela Central 135, deverão retornar às unidades assim que o atendimento estiver normalizado, para providenciar o reagendamento.

3) Importante salientar que o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

4) A Central de Atendimento 135 está à disposição para informar a situação do atendimento nas Agências e para orientar os cidadãos. A informação sobre o funcionamento das unidades é atualizada diariamente junto aos operadores.

5) O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos.
 

Noelisa Andreola

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.