Nacional

Inscrições estarão abertas a partir do dia 9 de maio

Os estudantes do ensino médio de todo o Brasil já tem data marcada para fazer a inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir do dia 9 a 20 de maio as inscrições poderão ser feitas. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro e foram anunciadas após uma coletiva de imprensa em Brasília, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Esse ano a taxa de inscrição será de R$ 68,00 e será isenta da taxa o estudante que concluir o ensino médio no ano de 2016 e estiver matriculado em escola pública ou que se declarar carente. Os participantes que tiveram isenção na taxa no ano passado e não compareceram a prova, perderam o direito de insenção esse ano. O candidato pode apresentar justificativa sobre a ausência, porém o Ministério da Educação (MEC) vai analisar caso a caso e poderá negar o recurso.

São esperados 8 milhões de candidatos para realizarem o exame que é a porta de entrada para as Universidades Federais e todo o país. No dia 5 de novembro, um sábado, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia 6, domingo, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h. O início das provas é às 13h30. Como nos anos anteriores, o primeiro dia de prova dura 4 horas e 30 minutos e o segundo, 5 horas e 30 minutos.

 

Atendimento diferenciado
Os sabatistas, estudantes que guardam o dia de sábado em função da religião, farão as provas às 19h no horário local – Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília.

Para autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações, listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), é preciso que o aluno apresente um parecer assinado por um médico da área. Condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não requerem o laudo. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não precisa repetir o procedimento.

Participantes que desejarem tratamento pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. Os cartões de confirmação, mais uma vez, estarão disponíveis pela internet e não serão enviados pelos Correios. Segundo Mercadante, a experiência do ano anterior deu certo e está "consolidada".

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus