Cidades

Inscrição de campanha contra a Hanseníase é prorrogada

Pela segunda vez esse ano, o prazo para os municípios se inscreverem na Campanha Nacional de Hanseníase Geo-helmintíases, Tracoma e Esquistossomose, foi prorrogado. Em Mato Grosso, apenas 70 municípios estão inscritos até o momento. Treze municípios prioritários do estado ainda não aderiram à iniciativa, dentre eles Várzea Grande, Juara, Guiratinga, Porto Estrela, Tapurah e Colniza.

A campanha consiste no fornecimento dos medicamentos necessários para cada agravo e dos materiais impressos que serão utilizados durante o processo. Para aderir, é preciso preencher o termo de compromisso, assinado pelo secretário municipal de saúde, bem como informar os contatos do responsável técnico definido pelo município para coordenação e articulação das ações relativas à campanha e monitoramento dos dados incluídos no sistema de informação.

Os municípios classificados como prioritários são devido à adesão a campanha do ano passado, mas não impede que novos sejam inseridos neste ano. Mato Grosso registra a maior prevalência da doença, com 10,19 casos por 10 mil habitantes. A média no Brasil é de 1,27 por 10 mil habitantes.

A semana de mobilização dará inicio às ações de vigilância, de 22 a 26 de agosto e segue até dezembro. Para formalizá-la é preciso preencher formulário eletrônico no FormSUS. O público alvo são alunos do ensino fundamental, de 5 a 14 anos, e a campanha será desenvolvida por meio das escolas municipais.

Assim como no ano passado, os alunos do ensino fundamental foram escolhidos como público alvo por conta dos bons resultados obtidos.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.