Pela segunda vez esse ano, o prazo para os municípios se inscreverem na Campanha Nacional de Hanseníase Geo-helmintíases, Tracoma e Esquistossomose, foi prorrogado. Em Mato Grosso, apenas 70 municípios estão inscritos até o momento. Treze municípios prioritários do estado ainda não aderiram à iniciativa, dentre eles Várzea Grande, Juara, Guiratinga, Porto Estrela, Tapurah e Colniza.
A campanha consiste no fornecimento dos medicamentos necessários para cada agravo e dos materiais impressos que serão utilizados durante o processo. Para aderir, é preciso preencher o termo de compromisso, assinado pelo secretário municipal de saúde, bem como informar os contatos do responsável técnico definido pelo município para coordenação e articulação das ações relativas à campanha e monitoramento dos dados incluídos no sistema de informação.
Os municípios classificados como prioritários são devido à adesão a campanha do ano passado, mas não impede que novos sejam inseridos neste ano. Mato Grosso registra a maior prevalência da doença, com 10,19 casos por 10 mil habitantes. A média no Brasil é de 1,27 por 10 mil habitantes.
A semana de mobilização dará inicio às ações de vigilância, de 22 a 26 de agosto e segue até dezembro. Para formalizá-la é preciso preencher formulário eletrônico no FormSUS. O público alvo são alunos do ensino fundamental, de 5 a 14 anos, e a campanha será desenvolvida por meio das escolas municipais.
Assim como no ano passado, os alunos do ensino fundamental foram escolhidos como público alvo por conta dos bons resultados obtidos.